Confira 7 motivos para fazer um consórcio, apresentados pelos próprios consorciados, em uma pesquisa da ABAC, realizada pela Kantar!
Em outubro de 2022 uma pesquisa da ABAC, feita pela empresa Kantar, trouxe à tona os principais motivos para fazer um consórcio, informações levantadas pelos próprios entrevistados, que apontaram os fatores que os levaram a escolher o consórcio como opção de investimento.
A pesquisa apontou ainda que 60% dos entrevistados já haviam feito um consórcio pelo menos uma vez e 29% deles duas a três vezes.
São dados que evidenciam que o consórcio é um das modalidades de investimento mais promissoras do mercado. Mas, ainda não está convencido disso?
Confira os 7 motivos para fazer um consórcio apontados pelos entrevistados e consorciados, e entenda de uma vez por todas que esta é a melhor opção para você!
7 motivos para fazer um consórcio hoje mesmo!
Se você está buscando uma maneira inteligente de realizar investimentos, veja abaixo 7 motivos para fazer um consórcio e aumentar seu patrimônio:
1º O consórcio permite realizar a aquisição de bens e serviços
Na pesquisa citada, 61% dos entrevistados citaram que um dos motivos para terem feito um consórcio, foi a possibilidade de adquirir um bem ou serviço.
Muitas pessoas desconhecem esta informação, mas o consórcio é uma modalidade de investimento muito versátil e que permite comprar tanto bens, quanto serviços.
Com diferente tipos de consórcio, é possível ter acesso:
- Carros;
- Motos;
- Caminhões;
- Implementos agrícolas;
- Máquinas agrícolas (trator, colheitadeiras, entre outros.);
- Ônibus;
- Equipamentos;
- Casa própria;
- Construções
- Apartamentos;
- Salas comerciais;
- Galpões;
- Sítios;
- Cursos;
- Decorar o imóvel;
- Equipar sua casa;
- Capital de giro para empresas;
- Entre outros.
Há uma ampla gama de tipos de consórcios, que permitem que você tire os mais variados planos do papel.
2º É uma excelente maneira de guardar dinheiro
Para muitas pessoas, guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, e para conseguir este feito é necessário ter um compromisso firmado.
E é por esse motivo que 35% dos entrevistados apontaram que um dos motivos para fazer um consórcio é a possibilidade de guardar dinheiro.
Após a assinatura do contrato, o consorciado tem a responsabilidade de mensalmente realizar o pagamento das parcelas, um compromisso que deve ser mantido em dia para que se tenha acesso a carta de crédito contemplada e assim possam concretizar as suas metas.
A poupança por exemplo, é influenciada pela Taxa Selic, uma taxa muito variável, que consequentemente impacta nos seus rendimentos. Ou seja, os rendimentos da poupança podem sofrer diversas variações ao longo do tempo, não sendo uma boa alternativa.
3º As parcelas são compatíveis com a renda do consorciado
A proposta de consórcio é elaborada de acordo com o perfil de cada cliente de forma exclusiva.
Ou seja, através de uma consultoria personalizada o consultor de consórcios oferece o plano de consórcio mais adequado e alinhado às suas necessidades e sua renda.
Dessa forma, as parcelas se tornam compatíveis com sua realidade, permitindo que cada consorciado atinja os seus objetivos de forma planejada e com parcelas que cabem no seu bolso.
E é por isso, que 24% das pessoas entrevistadas na pesquisa, apontaram que um dos motivos para terem feito um consórcio é a compatibilidade das parcelas com sua renda.
Aqui na Rëvo, atualmente temos acesso a mais de 5 mil grupos de consórcio e somos licenciados em bancos e administradoras de renome, o que nos permite fazer uma análise detalhada para escolher a melhor opção de acordo com a sua necessidade.
4º O processo é menos burocrático do que em outras modalidades de investimento
O financiamento costuma ser uma das maneiras que as pessoas procuram para realizarem seus objetivos. Contudo, é um processo longo e muito burocrático, que pode se estender por longos meses, demandar inúmeros documentos e idas às instituições financeiras.
Um processo desgastante, tedioso e que torna a experiência de concretizar os seus objetivos desanimadora. Mas, no consórcio, o processo é muito diferente, simples e ágil de ser realizado.
Assim, 22% dos entrevistados na pesquisa apontaram que optaram pelo consórcio, por ser muito menos burocrático que outras modalidades.
O cliente entra em contato com um consultor de consórcio, que busca compreender todas as suas necessidades e objetivos, posteriormente o plano de consórcio é elaborado e apresentado ao consorciado, e então o contrato é assinado, inclusive podendo ser realizado de forma online, segura e rápida.
Inclusive temos um conteúdo completo sobre consórcio online: Consórcio online é seguro? Entenda como funciona! Mas, uma dica que podemos adiantar, é sempre conferir se a administradora de consórcio possui cadastro válido junto ao Banco Central.
5º Taxas muito menores que outras modalidades do mercado
As taxas dos financiamentos imobiliários são pautadas em diversas outras taxas, que ao longo do tempo vão variando, como é o caso da Taxa Selic. Dessa forma, alteram também as taxas de juros pagas.
Ou seja, as taxas de juros podem se tornar extremamente altas ao longo do tempo de vigência do contrato e podem variar inúmeras vezes, elevando os valores pagos. Veja o comparativo abaixo:
O mesmo valor de crédito, mas 3 grandes diferenças:
- Taxas;
- Parcelamento mensal;
- O total a ser pago ao final de vigência do contrato.
Deu pra entender o por que 20% dos entrevistados disse que este é um dos motivos para fazer um consórcio?
Uma economia de R$ 1.704.634,40. Imagina tudo que você poderia fazer com todo este dinheiro no bolso, muita coisa não é mesmo?
6º Possibilidade de ofertar um lance
O 6º dos motivos para fazer um consórcio apontado por 13% dos consorciados entrevistados, aponta que a possibilidade de ofertar um lance foi decisiva na sua escolha, já que possuíam dinheiro para tal ação.
No consórcio é possível ofertar diferentes tipos de lances que permitem ao consorciado aumentar as chances de contemplação, tendo acesso mais rápido à carta de crédito contemplada.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter recurso próprios para antecipar a contemplação, o lance embutido, é um tipo de lance em que o consorciado tem a possibilidade de antecipar o acesso a carta de crédito e com a vantagem de não ter que tirar dinheiro do seu bolso, já que o valor da oferta é descontado do valor total da carta.
7º Compatibilidade com seu planejamento financeiro
Já mencionamos anteriormente que o plano de consórcio é elaborado com base no perfil de cada cliente, através de uma consultoria exclusiva.
Isso significa que o grupo de consórcio indicado é acima de tudo, o que melhor se enquadra no planejamento financeiro do cliente, garantindo que as parcelas não impactem negativamente no seu orçamento, assegurando que realizem o investimento sem contratempos.
O fato do consórcio não ter altas taxas de juros, somente a taxa de administração e fundo reserva, também é outro fator que torna o consórcio mais acessível e compatível com o planejamento financeiro dos consorciados, já que permite economizar até 80% se comparado a outras modalidades de investimento, como o financiamento.
E é por isso que 12% dos consorciados entrevistados na pesquisa apontaram este como um dos motivos para se fazer um consórcio.
Além disso, com a carta de crédito em mãos o consorciado tem o poder de compra à vista, podendo realizar a aquisição do bem ou serviço desejado com melhores preços.
Faça o seu dinheiro trabalhar para você! Invista no seu futuro e aumente seu patrimônio com o consórcio Rëvo
Como você viu, são vários motivos para fazer um consórcio pontuados pelos próprios consorciados e que evidenciam que não é a toa que está é a modalidade de investimentos mais vantajosa do mercado.
E você tá esperando o que para aumentar seu patrimônio por meio do consórcio?
Quer saber mais? Acesse o nosso blog e confira os diversos outros conteúdos sobre o universo do consórcio e tire todas suas dúvidas! E se desejar uma consultoria personalizada, entre em contato com nossos consultores!