Se você está pensando em realizar um grande investimento, aquisição de maquinários de alta performance para sua empresa, ou ainda uma casa com mais espaço, com maior comodidade e conforto, é natural que você comece avaliar a melhor opção para fazer o que você deseja, sem se descapitalizar! Consórcio ou financiamento? Ambas as opções têm seus prós e contras, e a escolha certa pode fazer toda a diferença no impacto que esse possível investimento vai gerar no seu patrimônio.
Neste artigo, vamos comparar as duas modalidades e ajudá-lo a decidir qual é a melhor opção para você. Acompanhe!
Consórcio ou financiamento? Saiba o que é cada um deles!
Talvez não seja novidade alguma para você a diferença entre essas duas modalidades financeiras, mas, de qualquer forma julgamos necessário trazer essa síntese para que os detalhes fiquem mais claros e você possa continuar sua leitura bem alinhado. Veja abaixo:
O que é o consórcio?
O consórcio é uma modalidade de investimento na qual um grupo de pessoas se unem, com o mesmo objetivo – a compra de um bem ou serviço.
Mensalmente, os consorciados pagam mensalidades, com valores pré estipulados em contrato, formando uma espécie de poupança.
Assim, todos os meses um consorciado recebe o direito de usufruir do valor total da carta de crédito contratada e adquirir o bem que desejar.
O que é o financiamento?
O financiamento é uma forma de aquisição de bens na qual a pessoa solicita ao banco o empréstimo do valor necessário para a aquisição.
Assim, a solicitação é analisada pela instituição financeira, e o valor liberado para a compra, normalmente sendo enviado diretamente para o vendedor.
Posteriormente, o indivíduo realiza mensalmente o pagamento de parcelas, que são baseadas no valor das compras, somados os juros incidentes.
Consórcio ou financiamento: conheça as principais características de cada modalidade
A diferença entre as duas modalidades é bem simples e clara, assim, o objetivo do restante deste conteúdo é trazer alguns detalhamentos que possam ajudar você a fazer a melhor opção. Afinal, financiamento ou consórcio: qual é mesmo a melhor opção?
Financiamento
Uma das principais diferenças do financiamento em relação ao consórcio é a forma como o valor devido é calculado, ele considera alguns fatores como: o valor do crédito solicitado, os juros, taxas administrativas e seguro obrigatório.
O valor das parcelas é definido de acordo com o montante disponibilizado como “entrada” e o total de parcelas estipulado.
Com relação aos juros, normalmente as operações de financiamento estão atreladas à taxa SELIC – que é a taxa básica de juros da nossa economia.
Porém, a taxa SELIC é variável, tendo subido consideravelmente nos últimos meses e alcançado o patamar atual de 13,75% ao ano.
O que significa que parcelas de financiamento calculadas com base nessa taxa podem sofrer oscilações em curtos períodos de tempo.
Além disso, o financiamento possui longos prazos de pagamento, podendo chegar até 420 meses ou 35 anos, conforme o bem ou serviço adquirido.
Outro ponto a considerar no financiamento, é que na grande maioria das vezes é necessário dispor de um valor mínimo de recursos próprios para dar de entrada, comumente 20% do valor do bem, no caso de financiamento imobiliário, por exemplo.
Ou seja, mesmo realizando o financiamento para aquisição de bem desejado, ainda é necessário que o indivíduo disponha de recursos próprios para a entrada.
O processo de financiamento funciona basicamente da seguinte forma:
- Você escolhe o bem desejado;
- Solicita o financiamento;
- Realiza um processo burocrático, onde diversos documentos são exigidos;
- Espera a análise e aprovação do financiamento;
- Realiza o pagamento da entrada, com recursos próprios;
- Após diversas etapas e a aprovação do crédito a compra é efetivada;
- Posteriormente, você passa a realizar pagamentos mensais, que podem variar de acordo com as taxas utilizadas para o cálculo do financiamento.
Consórcio
Um dos grandes diferenciais do consórcio é que se trata de uma modalidade de investimento planejada. Ou seja, você tem a possibilidade de determinar o valor total do bem que deseja adquirir, bem como o valor das parcelas mensais.
Em outras palavras, as características do consórcio contratado são baseadas nas características, perfil e desejos do consorciado. Assim, as parcelas pagas mensalmente são pensadas de acordo com sua condição financeira.
Além disso, outro grande diferencial do consórcio é que essa modalidade não possui juros. Somente é cobrada uma taxa de administração, destinada ao pagamento da empresa responsável pelos serviços prestados durante o tempo de vigência do contrato.
É um valor chamado de fundo de reserva – valor cobrado dos integrantes, que serve para garantir que todo o processo do consórcio ocorra de acordo com o previsto e todos os integrantes do grupo tenham acesso ao valor da carta de crédito contratada.
Contudo, os valores são muito inferiores aos incidentes nos financiamentos, podendo representar uma economia de até 80% em taxas se comparado aos financiamentos.
Além disso, é possível dar lances a fim de antecipar a contemplação, e o acesso a carta de crédito contemplada – que dá o direito ao dinheiro para a compra do bem almejado.
Outro ponto a considerar é que, diferentemente do financiamento, ao ter acesso a carta de crédito contemplada, você tem o poder de negociação, visto que dispõe do montante contratado para a compra à vista.
O processo na contratação de um consórcio também é menos burocrático, sendo necessário por exemplo, documentos básicos para sua contratação, além do processo de compra ser muito rápido.
Ou seja, enquanto no financiamento o processo de contratação pode se prolongar por meses, o do consórcio pode ser realizado em poucos dias.
Mas afinal, o consórcio vale a pena?
Já listamos as principais características de cada modalidade, mas, para simplificar o entendimento, e você tirar as suas próprias conclusões, trouxemos um exemplo de comparativo, entre um consórcio e um financiamento, com finalidade de adquirir imóvel. Confira:
Ou seja, com o consórcio você economiza R$ 1.704. 634,40. Com o valor final do financiamento, seria possível adquirir dois imóveis.
Cada uma das modalidades pode atender necessidades específicas.
Porém, de forma geral, podemos afirmar que optando por um consórcio você consegue adquirir o bem pagando parcelas menores e um valor final muito inferior do que o do financiamento, tudo isso de forma segura e planejada.
Agilidade e foco no seu patrimônio são compromissos assumidos pela Rëvo!
O time da Rëvo está à sua disposição para entrar em campo e conquistar o melhor resultado para você ou para sua empresa! Com experiência de mais de 10 anos de atuação no ramo de consórcios, já aceleramos a contemplação de dezenas de clientes e ainda ofertamos a opção mais segura para que eles multiplicassem o seu patrimônio!
Buscamos sempre entender para atender, oferecendo planos compatíveis com o perfil e expectativa do nosso cliente, atrelado a uma assessoria personalizada que faça do consórcio uma solução 10x mais vantajosa financeiramente que qualquer linha de financiamento.
Se ainda restam dúvidas, entre em contato com a nossa equipe, e solicite maiores informações!