Você sabia que o consórcio para empresas pode ser utilizado de diferentes formas no seu negócio? Saiba mais!
Investir no crescimento da sua empresa é fundamental, seja para poder comprar novos equipamentos e veículos ou para construir novas instalações.
E o consórcio para empresas é uma excelente alternativa para você investir nos negócios, de forma planejada, buscando mais crescimento e sucesso.
Continue a leitura e conheça as diferentes possibilidades de utilização do consórcio para empresas!
Consórcio para empresas, como funciona?
A modalidade de consórcio para empresas funciona da mesma forma do que para pessoas físicas.
Uma pessoa jurídica escolhe uma modalidade de consórcio a qual deseja participar, e passa a integrar este grupo.
Assim, ao ingressar no grupo se compromete a realizar pagamentos mensais, de valores estipulados em contrato. Este valor é destinado ao fundo comum, ou seja, o montante destinado à compra dos bens e serviços.
É uma espécie de poupança formada pelos participantes, conferindo mensalmente a um consorciado através de sorteio ou lance, o acesso a carta de crédito contemplada e o direito a receber o valor contratado, para a compra do bem ou serviço desejado.
Consórcio para empresas: quais são as possibilidades?
O consórcio para empresas pode ser utilizado em uma diversidade de formas, possibilitando expandir os negócios e até mesmo renovar a frota de veículos.
Além disso, existem diversos tipos de consórcio, o que permite que empresas realizem investimentos em diversas áreas do seu negócio, como:
Capital de Giro
Não há uma modalidade de consórcio específica para capital de giro.
Mas, existe um procedimento realizado por alguns administradores de consórcio, e amparado por Lei, que permite que a carta de crédito seja transformada em capital de giro para as empresas.
Funciona, basicamente, da seguinte forma: a empresa realiza uma operação de compra e venda de imóvel entre os próprios sócios, cônjuges ou entre CNPJs, desde que a outra empresa também esteja no nome do consorciado.
Assim, em posse desta montante, é possível:
- Investir em novos negócios;
- Comprar materiais, matérias primas e outros insumos necessários;
- Quitar despesas;
- Investir em treinamentos, cursos e qualificação profissional para a equipe;
- Realizar o pagamento de colaboradores;
- Entre outros.
Veja abaixo um comparativo dos valores pagos em um consórcio e um empréstimo para capital de giro:
Ou seja, uma economia de R$ 1.346.724,80.
Consórcio para empresas para renovação da frota
Renovar a frota pode ser um grande diferencial em um negócio.
Afinal, equipamentos antigos podem gerar altos gastos com manutenção, apresentar mau funcionamento, além de se tornarem menos eficientes.
Contudo, a compra de novos veículos pode representar um alto custo de investimento.
Um caminhão, por exemplo, pode possuir um custo de aquisição superior a 600 mil.
E para quem tem uma frota, este investimento é ainda mais alto.
Assim, o consórcio de veículos pode ser uma excelente alternativa para renovar sua frota, ou até mesmo adquirir novos veículos, para a expansão dos negócios, de forma planejada e sem precisar descapitalizar.
Dentre algumas opções de aquisição, estão:
- Carros de passeio para uso profissional, atendimento de cliente e uso dos colaboradores;
- Caminhões para transporte de cargas;
- Ônibus e vans, para transporte de colaboradores ou passageiros;
- Motos para entregas ou serviços da empresa;
- Entre outros.
Aquisição de maquinário e equipamentos
Muitos ramos de atividade, como indústrias, demandam o uso de equipamentos e maquinários, que possuem um alto valor agregado, mas que são indispensáveis para a continuidade das atividades.
Desta forma, garantir que estejam funcionando adequadamente é fundamental. Porém, em alguns casos, renovar estes equipamentos e maquinários é a solução mais viável.
Além disso, para expandir os negócios é preciso investir em novas tecnologias, e o consórcio é uma opção que permite investir em equipamentos e maquinários mais modernos.
Isso tudo pode gerar um aumento na produtividade, diminuição dos retrabalhos e melhora na qualidade final do produto.
Construção de novas instalações
Expandir os negócios demanda uma série de investimentos, dentre eles, a necessidade de novas instalações.
É fato que é possível alugar um espaço e em algumas situações essa é mesmo a melhor opção.
Porém, muitas vezes isto limita as possibilidades, já que é preciso escolher um instalação já existente, com características que podem não atender às suas necessidades, além da possibilidade da existência de regras limitantes.
Por isso, investir em instalações próprias é uma excelente opção, já que pode ser construída especificamente para o seu modelo de negócios, podendo ser utilizada da forma que sua empresa desejar.
Além disso, passa a ser parte do patrimônio da empresa, agregando ainda mais valor a mesma.
Assim, há modalidades específicas de consórcio para reformas, mas também é possível utilizar o consórcio de imóveis para compra de terreno e construção.
Terrenos para instalações futuras
Já citamos que é possível adquirir terrenos para a construção de novas instalações para expansão dos negócios.
Mas também é possível, através do consórcio de imóveis, adquirir terrenos visando investimentos futuros. Uma forma de investimento que possibilita planejar crescimento do negócio a longo prazo, sem impactar no orçamento.
Consórcio para empresas para reformas e melhorias da estrutura
Ainda é possível contratar um consórcio com a finalidade de melhorar as instalações da empresa. Se a estrutura já atende as necessidades do seu negócio, investir em melhorias pode ser uma excelente alternativa.
Com uma carta de crédito para reformas, você garante que a manutenção esteja em dias, que as instalações atendam as necessidades do negócio e assegura a sua durabilidade, além de agregar valor ao imóvel.
Quitação de financiamento da empresa
Quitar um financiamento também é uma das possibilidades do consórcio para empresas.
É normal que, durante as suas atividades ou até mesmo para abertura dos negócios, a empresa realize financiamentos.
Contudo, é uma modalidade que pode se tornar inviável e representar um altíssimo custo, considerando a incidência das altas taxas de juros.
Já no consórcio, não há cobrança de juros, apenas a cobrança da taxa de administração, e taxa destinada ao fundo de reserva.
Com isso, é possível economizar até 325% do valor dos juros em comparação com o financiamento.
Para quitar um financiamento com o consórcio, é preciso dispor de uma carta de crédito destinada ao mesmo tipo de financiamento – ou seja, consórcio de imóveis para quitação de financiamento de imóvel.
Aquisição de outras empresas
O consórcio é uma estratégia eficaz para ampliar a presença do seu negócio no mercado e adquirir empresas menores (concorrentes) que possuam sinergia com o seu atual empreendimento, visando impulsionar o crescimento e o valor de mercado.
Como você viu até aqui, as possibilidades de investimento do consórcio para empresas são amplas e flexíveis.
Com uma carta de crédito, é possível investir em diversas áreas do seu negócio, de forma totalmente planejada, e com parcelas que cabem no seu planejamento financeiro.
Rëvo: Consultoria que transforma seu consórcio em investimento!
Que tal uma cotação personalizada, de acordo com as suas necessidades para investir na sua empresa? Nossa consultoria especializada oferece soluções personalizadas para que você possa investir seu dinheiro de forma inteligente e rentável.
Buscamos sempre entender para atender, oferecendo planos compatíveis com o perfil e expectativa do nosso cliente, atrelado a uma assessoria personalizada que faça do consórcio a melhor solução para ampliar seu patrimônio. Além disso, na mesma linha, focamos na agilidade na contemplação do crédito.
Fale com um dos consultores Rëvo e solicite um orçamento totalmente personalizado de acordo com seu perfil e para atender às suas necessidades!