Confira os principais documentos para compra de imóvel e garanta uma compra segura e sem dores de cabeça!
Você sabe quais os documentos para compra de imóvel são fundamentais para garantir segurança e legalidade do seu investimento?
Na hora de comprar um imóvel todo cuidado é pouco, principalmente porque estamos falando de um investimento com alto valor agregado e muitas vezes a concretização de um sonho.
Desta forma, a parte primordial do processo de compra é garantir que todos os documentos estejam em dia e em mãos, assim assegurando um processo mais rápido e descomplicado.
Continue a leitura e saiba quais os documentos essenciais na compra do seu imóvel!
Documentos do imóvel
Confira alguns dos documentos do imóveis que podem auxiliar no processo de compra e venda, garantindo maior segurança durante o processo, bem como a legalidade da negociação.
Matrícula do imóvel atualizada
Este é um dos documentos para compra de imóvel mais importante, visto que basicamente apresenta todas as informações do imóvel, sendo um dossiê.
Desta forma, é essencial ter em mãos o documento atualizado, para assim verificar possíveis restrições, hipotecas e outras adversidades que possam gerar obstáculos no momento da compra.
Certidão de ônus reais
A certidão de ônus basicamente é um histórico da propriedade em questão, sendo o mesmo registrado em cartório.
Sendo assim apresenta dados importantes, como averbações, penhoras, processos judiciais e outras informações acerca do imóvel.
Ou seja, é um dos documentos para compra de imóvel que garantem maior segurança no processo, evitando prejuízos e contratempos, tanto antes, quanto depois da compra.
Escritura um dos documentos para compra de imóvel essenciais
A escritura do imóvel é um documento público que contém informações do proprietário, sendo essencial para comprovar a posse do imóvel.
Além disso, é um um dos documentos para compra de imóvel utilizado para a formalização legal da transação de compra e venda.
Certidão negativa de cartórios de protestos
Este documento é utilizado para garantir segurança extra no processo de compra e venda do imóvel, visto que apresenta informações de inadimplência do atual proprietário do imóvel, como protestos e duplicatas, que podem comprometer a compra do imóvel.
Projetos do imóvel aprovados pelo órgão competente
Para que de fato a construção do imóvel seja legal, é extremamente importante que os projetos do mesmo tenham sido apresentados e aprovados pelos órgãos competentes, que na grande maioria é a prefeitura da cidade.
Além disso, elas devem ser assinadas pelos responsáveis técnicos, sendo também essencial para a segurança da edificação e dos seus moradores.
Habite-se
O habite-se é o documento entregue somente após a aprovação dos projetos junto aos órgão competentes e a finalização da construção do imóvel.
Sendo assim, somente cedido após todas as exigências legais foram cumpridas.
Certidão Negativa de débitos de IPTU
Este documento apresenta informações acerca da existência ou não de débitos de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, junto a prefeitura do município. Sendo importante para garantir que o imóvel não apresente débitos pendentes.
Certidão de negativa de débitos condominiais
Esta certidão é utilizada para casos de compra de apartamentos ou condomínios fechados, sendo necessário para confirmar pendências junto aos condomínios.
Contrato de compra e venda
O contrato de compra e venda é um dos documentos para compra de imóvel final.
Ele apresenta cláusulas, diretrizes, obrigações e deveres de ambas as partes.
Desta forma, antes de assinar o contrato é extremamente necessário conferir todas as informações contidas e somente depois de ter a total certeza que tudo esteja de acordo com o combinado e os documentos do imóvel em dia, assinar o mesmo.
Documentos para compra de imóvel: o que o comprador precisa?
Além dos documentos do imóvel, são necessários alguns papéis também do comprador e do vendedor do imóvel, sendo ele pessoa física ou jurídica.
CPF e RG
O CPF e o RG são os documentos oficiais de identificação do comprador e do vendedor, sendo fundamental para o processo de compra e venda do imóvel.
Em caso de pessoa jurídica é preciso apresentar o CPF e RG dos proprietários e sócios quando houver, além do número do CNPJ, contrato social e alterações contratuais.
Comprovante de rendimentos
Caso o comprador possua vínculo empregatício é comumente exigido folhas de pagamento de alguns meses, podendo ainda ser utilizado como comprovante declaração do imposto de renda e DECORE, por exemplo.
E para pessoa autônoma, em alguns casos podem ser solicitados extratos bancários de alguns meses.
Comprovante de residência
Normalmente é solicitado ainda comprovante de endereço, tanto do vendedor como do comprador, podendo ser utilizados, conta de luz, internet e água, por exemplo.
Comprovante de estado civil
Em alguns casos é solicitado também comprovante de casamento e os documentos pessoais do cônjuge, podendo variar de acordo com cada caso.
É claro que estes são alguns dos principais documentos para compra de imóvel, podendo os mesmos variar de acordo com cada situação, sendo exigidos mais ou menos documentos durante o processo.
Mas, apesar de parecer uma lista longa de documentos, eles são essenciais para garantir que após ser contemplado no consórcio de imóveis, você utilize a sua carta de crédito de forma assertiva, garantindo uma compra segura.
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