duas mulheres sentadas ao redor de uma mesa conversando sobre as funções de uma corretora de consórcios

A corretora de consórcios atua como intermediária entre o cliente e a administradora de consórcios. Continue a leitura e conheça suas funções!

Muitas pessoas confundem uma administradora com uma corretora de consórcios, pois  acreditam que ambas possuem a mesma função, ou muitas vezes que se tratam de uma única empresa.

Essa confusão é normal, contudo ambas possuem atribuições distintas, apesar de atuarem no ramo de consórcios.

Enquanto uma é a responsável por realizar os processos pertinentes ao consórcio,  a outra é a conexão entre o público e este responsável. Apesar de parecer confuso, elas atuam de maneiras diferentes dentro dos sistemas de consórcios.

E para ajudar você a entender melhor quais são as responsabilidades de cada uma, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

 

Qual a função da administradora de consórcios?

A administradora de consórcios é a pessoa jurídica regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) responsável por criar e administrar grupos de consórcios, assim como os interesses dos consorciados, como bens, automóveis, imóveis ou serviços.

Em outras palavras, a administradora é quem controla a poupança formada pelo grupo de consórcio, e assegura que todas as normas e diretrizes sejam cumpridas, pelos participantes, assim como suas obrigações financeiras.

Inclusive, a Lei n 11.795 (Lei dos Consórcios) determina que a administradora deverá constar no contrato de participação do grupo de consórcio, como responsável pela gestão dos negócios, interesses e direitos do grupo.

Além disso, periodicamente devem encaminhar informações contábeis e não contábeis ao órgão responsável (BCB). Essas informações são reunidas em um banco de dados, disponíveis aos clientes para consulta.

 

O que faz uma corretora de consórcios?

As corretoras de consórcios são responsáveis por comercializar os consórcios aos clientes. Além disso atuam como elo de ligação entre o cliente e a administradora.

A corretora, por assim dizer, é a representante oficial da marca administradora. Ela atua diretamente em parceria com a administradora, que é a responsável pelos consórcios.

Sendo assim a corretora de consórcios fica responsável pelas seguintes funções:

 

Atendimento personalizado

Cada cliente é único e possui necessidades e orçamentos diferentes. Desta forma a corretora de consórcio fica responsável pelo contato direto com seu cliente.

Por meio deste contato direto, a corretora é capaz de adaptar o atendimento prestado às necessidades dos clientes. Ou seja, consegue entregar soluções adequadas e mais alinhadas com o perfil de cada um.

 

Entender as dores dos seus clientes

Ao entrar em contato com a corretora, o cliente deseja solucionar um problema existente.

Assim a corretora tem a responsabilidade de entender o problema do cliente e propor as soluções possíveis para possibilitar sua resolução.

Cabe então ao corretor entender quais são as dores dos seus clientes e propor as melhores soluções que se enquadrem no seu perfil.

 

Analisar o perfil do cliente

Entender o perfil e necessidades dos clientes possibilita traçar planos estratégicos específicos.

A corretora é o contato direto com o cliente, ou seja, é responsável por analisar os perfil e necessidade do cliente para apresentar a melhor opção de consórcio, para que ele consiga unir economia e agilidade na contemplação.

Conhecendo o perfil do cliente, a corretora garante que o consórcio ofertado seja compatível com as suas expectativas e necessidades.

 

Indicar o melhor grupo de consórcio

Como já citamos, a corretora de consórcios é responsável por compreender o perfil dos clientes, bem como suas necessidades e orçamentos.

Assim, com base no perfil traçado, que inclui a capacidade financeira do cliente e a expectativa do tempo necessário para ser contemplado, a corretora de consórcios tem a habilidade de rastrear e indicar o melhor grupo de consórcio para cada caso.

 

Repassar informações aos grupos e intermediar contato com a administradora

A corretora de consórcio é a ligação do consorciado com a administradora de consórcios.

Ou seja, ela é a responsável por repassar todas as informações dos consórcios à administradora para que os grupos sejam válidos, seguros e ainda estejam dentro de todos os parâmetros legais.

Sendo assim ela atua em parceria com a administradora, que é a responsável legal pela administração dos consórcios.

Vale ressaltar que a corretora de consórcio atua somente como intermediadora dos consórcios.

Ou seja, a administradora, como o próprio nome diz, é a responsável por administrar todos os processos, bem como pela cobrança das parcelas e controle das poupanças formadas, sendo fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Enquanto a corretora é o ponto de contato do consórcio, e intermedia as negociações. No entanto, não fica com o dinheiro das parcelas, nem é a responsável pela organização dos sorteios, por exemplo.

Como escolher a melhor corretora de consórcios?

Antes de dar início no processo do consórcio, é importante contar com a ajuda de especialistas capacitados para lhe fornecer todas as informações necessárias, de acordo com o seu perfil e necessidade. Para isso, uma boa dica é pesquisar por pessoas que já fizeram negócio com a empresa e suas avaliações, por exemplo, no Google Meu Negócio. Veja o que os clientes da Rëvo dizem:

 

escolher o melhor consórcio

melhor consórcio do Brasil

depoimento de Sérgio sobre a Rëvo

Esses são apenas alguns dos mais de 150 depoimentos que temos no Google Meu Negócio!

Como você viu, aqui na Rëvo, o sucesso do cliente é nossa prioridade número um:

“A compreensão correta do perfil e do objetivo do cliente Rëvo é fator determinante do nosso sucesso. A análise correta da sua necessidade, da  sua realidade, nos  permite oferecer uma solução assertiva entre os 20 maiores bancos e administradoras de consórcios  do Brasil que a Rëvo representa.” – Yuri Mello, Executivo Comercial na Rëvo Soluções Financeiras.

Concluindo

Ao longo deste conteúdo foi possível compreender que o papel da administradora e da corretora é bem distinto.

A administradora é a gestora legal, responsável por todos os processos que envolvem o andamento do consórcio, reunindo os recursos arrecadados, organizando as assembleias mensais para o sorteio das cartas de crédito, entre outras tarefas. Assim assegura os interesses e direitos dos envolvidos.

A corretora de consórcio, além de comercializar os consórcios, é intermediadora de todos os processos necessários entre o cliente e a administradora.

A nossa dica é: escolha uma corretora confiável, com experiência de mercado, e que possa lhe oferecer um grupo que esteja de acordo com suas necessidades.

Rëvo: Corretora de consórcios que multiplica seu patrimônio

Transforme o seu consórcio em patrimônio com a ajuda da Rëvo! Nossa consultoria especializada oferece soluções personalizadas para que você possa investir seu dinheiro de forma inteligente e rentável.

Buscamos sempre entender para atender, oferecendo planos compatíveis com o perfil e expectativa do nosso cliente, atrelado a uma assessoria personalizada que faça do consórcio a melhor solução para ampliar seu patrimônio. Além disso, na mesma linha, focamos na agilidade na contemplação do crédito.

Fale com um dos consultores Rëvo e solicite um orçamento totalmente personalizado de acordo com seu perfil e para atender às suas necessidades!