homem com papel e caneta em mãos mostrando o que é carta de crédito

Você sabe o que é carta de crédito? E como ter acesso a ela? Continue a leitura e confira a resposta para essas e outras perguntas. 

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o que é carta de crédito, como ter acesso a ela e como ela pode ser usada.

Se você está pensando em realizar um investimento, seja para comprar um imóvel, veículo ou qualquer outro bem ou serviço, ouvirá falar da carta de crédito ou carta de consórcio.

Principalmente, porque ter o acesso a ela, é objetivo de todo consorciado.

Afinal, a carta contemplada dará o poder de compra ao consorciado, para que ele realize o seu investimento!

Confira o conteúdo completo e saiba mais sobre o assunto!

 

O que é carta de crédito?

A carta de crédito do consórcio nada mais é do que um documento que dá ao consorciado o direito de usufruir do valor do bem contratado no consórcio.

Não se trata do dinheiro em espécie, mas sim de uma espécie de cheque ou vale, com o valor do crédito contratado.

Ou seja, é um documento representativo, do saldo disponível para a compra do bem.

Ao participar de um grupo de consórcio, cada integrante tem uma cota de consórcio, que é contemplada ao longo do tempo de vigência do grupo, dando ao consorciado o acesso à carta de crédito contemplada.

 

Como funciona a carta de crédito?

A carta de crédito do consórcio é um documento emitido pela administradora do consórcio, que representa o valor disponível para a aquisição do bem desejado. Ela é utilizada para a compra de imóveis, veículos, serviços ou até mesmo para a quitação de dívidas.

Para obter a carta de crédito, é necessário participar de um grupo de consórcio e ser contemplado por meio de sorteio ou lance. Após a contemplação, a administradora libera a carta de crédito ao consorciado, que pode utilizá-la para adquirir o bem desejado.

Ao receber a carta de crédito, o consorciado pode utilizá-la para a compra à vista do bem, negociando diretamente com o fornecedor ou vendedor. Vale ressaltar que, durante o período de participação no consórcio, o consorciado continua pagando as parcelas mensais até a quitação total do valor do bem.

 

De que forma tenho acesso a carta de crédito?

Para ter acesso a uma carta do consórcio, primeiramente é necessário realizar a contratação de um consórcio, seja ele imobiliário, de máquinas pesadas, ou qualquer outra modalidade.

No momento da contratação você define qual será o valor da sua carta e, a partir da entrada no grupo de consórcio, mensalmente são realizadas assembleias, que tem como objetivo dar a um dos consorciados o acesso a carta de crédito, também chamada de carta contemplada.

Além disso, o acesso a carta de crédito contemplada pode ser obtido de diversas formas, através de sorteios ou por meio dos lances.

Em nosso blog, temos conteúdos que trazem esse assunto em detalhes. Mas aqui abordamos o conceito de cada uma das formas de acesso a carta de crédito, confira:

 

Sorteio

As regras do sorteio são determinadas pelas administradoras dos consórcios, sendo especificadas em contrato.

Normalmente a escolha é realizada através de sorteio pela Loteria Federal, de acordo com os critérios estipulados.

 

Lance livre

O lance livre, como o próprio nome diz, é uma forma de antecipação do acesso a carta, no qual o consorciado pode ofertar o valor que desejar no lance.

Porém, é preciso ficar atento, pois normalmente a administradora de consórcio estipula um valor mínimo ao qual o consorciado pode ofertar na assembleia.

Ou seja, é possível ofertar o lance com valor que desejar, mas respeitando as regras da administradora.

 

Lance embutido

O lance embutido é uma das formas mais utilizadas para ter acesso a carta de crédito de consórcio.

Neste tipo de lance, um percentual da carta é utilizado para dar o lance e antecipar a contemplação.

Por exemplo, você pode contratar uma carta de crédito com o valor total de 300 mil, sendo que 50 mil são correspondentes ao lance embutido.

Assim, no momento da contemplação, você recebe uma carta de crédito no valor de 250 mil.

 

Lance fixo

No lance fixo, a administradora de consórcio determina um percentual sobre o valor da carta contratada que pode ser utilizado para a oferta de lance.

Ou seja, todos que desejarem dar um lance irão ofertar o mesmo valor.

Dessa forma, cada administradora de consórcio pré determina os critérios utilizados para definir o ganhador, visto que todas as ofertas terão o mesmo valor.

Um exemplo de critério de escolha é o número da cota mais próxima a que foi sorteada.

 

Lance com FGTS

O lance com FGTS é utilizado para consórcios imobiliários.

De maneira simplificada, o consorciado utiliza o seu saldo de FGTS para ofertar um lance no consórcio.

Para isso, basta apresentar o extrato do FGTS no momento da assembleia.

 

Como usar a carta de consórcio?

A carta de crédito pode ser destinada à compra de diversos bens e serviços, dependendo do tipo de consórcio contratado, como:

  • Casas;
  • Apartamentos;
  • Salas comerciais;
  • Terrenos;
  • Sítios;
  • Casas de praia;
  • Carros;
  • Motos;
  • Caminhões;
  • Ônibus;
  • Máquinas e implementos agrícolas;
  • Placas solares;
  • Quitação de financiamento;
  • Capital de giro;
  • Dentre outros.

Tenho que usar a carta de crédito assim que for contemplado?

Não, você não é obrigado a usar a carta de crédito assim que for contemplado. Ela é um documento que comprova o valor que você tem disponível para adquirir um bem ou serviço, como um imóvel, um carro, ou até mesmo para investir em um negócio.

Você pode escolher quando e como utilizar esse crédito de acordo com suas necessidades e objetivos. É importante lembrar que o pagamento das parcelas deve ser feito até quitar o valor, mesmo depois de contemplado.

Assim, é possível deixar o valor rendendo no fundo comum do grupo e se beneficiar dos juros sobre o valor.

Além disso, você também pode optar pela venda da carta de crédito, se assim desejar.

Ou seja, há uma ampla gama de possibilidades para o uso da carta.

 

Quem tem nome sujo pode ter acesso a carta de crédito?

Essa é uma pergunta comum, mas que ainda gera dúvidas. Mas em linhas gerais, quem tem o nome sujo pode participar do consórcio.

Quando ingressam num grupo de consórcio, todos os participantes devem mensalmente realizar o pagamento de um valor pré estipulado, referente às parcelas do consórcio.

Desta forma, todos os participantes que estiverem com os pagamentos em dia, têm o direito de participar das assembleias e sorteios do grupo, que ocorrem mensalmente.

Porém, de acordo com as regras da grande maioria das administradoras de consórcio, a partir do momento que o consorciado for contemplado, seja por sorteio ou por meio do lance, para receber carta de crédito contemplada, é realizada uma análise.

Esta análise leva em conta diversos critérios, dentre eles o histórico do consumidor e suas dívidas.

 

Desta forma, uma pessoa que tem nome sujo pode participar de um grupo de consórcio, porém, sua carta de crédito fica retida até que a situação seja resolvida.

Como faço para comprar uma carta de crédito contemplada?

Comprar uma carta de crédito contemplada pode ser uma opção interessante para quem deseja adquirir um bem de forma mais rápida e sem precisar esperar pela contemplação em um consórcio tradicional. Veja abaixo como fazer isso:

1. Pesquisa de mercado

O primeiro passo é realizar uma pesquisa detalhada sobre as opções disponíveis no mercado. Existem empresas e corretoras especializadas na compra e venda de cartas de crédito contempladas. É importante escolher uma empresa confiável e estabelecida, que tenha uma boa reputação no setor como a Rëvo.

2. Defina seu objetivo

Determine o valor da carta de crédito que você precisa para adquirir o bem desejado. Isso pode ser um imóvel, um automóvel ou até mesmo capital de giro para sua empresa.

3. Entre em contato com a empresa

Após escolher a empresa de sua preferência, entre em contato com eles para obter mais informações sobre as cartas de crédito contempladas disponíveis. Você pode fazer isso por telefone, e-mail ou visitando o escritório da empresa, caso esteja disponível.

4. Verificação da documentação

Ao entrar em contato com a empresa, verifique se eles possuem a documentação necessária para comprovar a existência da carta contemplada, como o contrato de consórcio, as atas de assembleia e a autorização da administradora do consórcio para a transferência da cota contemplada.

5. Análise da carta de crédito

Analise cuidadosamente os detalhes da carta de crédito contemplada, como o valor disponível, o bem que pode ser adquirido, as condições de uso, pagamento das parcelas futuras e eventuais restrições. Certifique-se de que a carta de crédito atende às suas necessidades e esteja em conformidade com suas expectativas.

6. Negociação e pagamento

Após escolher uma carta contemplada que atenda aos seus requisitos, você precisará negociar os termos e condições de compra com a empresa vendedora. Discuta o valor, as formas de pagamento disponíveis e eventuais taxas ou comissões envolvidas na transação. É importante ler atentamente o contrato de compra e venda e esclarecer todas as dúvidas antes de prosseguir.

7. Transferência da cota contemplada

Após acordar os termos e realizar o pagamento, será necessário seguir o processo de transferência da cota contemplada para o seu nome. Isso envolverá a assinatura de documentos específicos e a comunicação com a administradora do consórcio para concluir a transferência.

8. Utilização da carta de crédito

Após a transferência da cota contemplada para o seu nome, você poderá utilizar a carta para adquirir o bem desejado. Siga as orientações da administradora do consórcio para realizar a compra de acordo com as condições estabelecidas.

 

É importante ressaltar que a compra de uma carta contemplada requer cuidado e atenção aos detalhes.

Certifique-se de realizar todas as etapas em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e esteja ciente dos riscos e responsabilidades envolvidos.

Recomenda-se contar com a assessoria de um profissional especializado, como um corretor de consórcios da Rëvo, para orientá-lo durante todo o processo.

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre consórcios. E se você deseja adquirir sua carta de crédito, entre em contato com um consultor Rëvo para solicitar uma proposta personalizada!

Agendamento de horário com especialista da Revo Soluções Financeiras