Quem tem nome sujo pode fazer consórcio? Confira neste conteúdo a resposta desta e outras dúvidas referentes a este assunto!
Hoje, vamos esclarecer uma dúvida bastante comum: será que quem tem o nome sujo pode fazer um consórcio? Se você está em busca de alternativas para realizar seus investimentos, mesmo com restrições financeiras, você está no lugar certo.
Sabemos que todo mundo pode ter problemas financeiros, por algum tipo de descontrole financeiro pessoal, ou até mesmo devido a um impacto político. Assim, o consórcio pode ser utilizado como uma alternativa para colocar a vida financeira em dia.Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
Quem tem nome sujo pode fazer consórcio?
A resposta é sim, quem tem nome sujo pode entrar em um grupo de consórcio.
Isso é possível pois o crédito só é analisado no momento em que o consorciado for contemplado.
Vamos explicar como funciona o consórcio nestes casos.
Quando ingressam num grupo de consórcio, todos os participantes devem mensalmente realizar o pagamento de um valor pré estipulado, referente às parcelas do consórcio.
Desta forma, todos os participantes que estiverem com os pagamentos em dia, têm o direito de participar das assembleias e sorteios do grupo, que ocorrem mensalmente.
Porém, de acordo com as regras da grande maioria das administradoras de consórcio, a partir do momento que o consorciado for contemplado, seja por sorteio ou por meio do lance, para receber carta de crédito contemplada, é realizada uma análise.
Esta análise leva em conta diversos critérios, dentre eles o histórico do consumidor e suas dívidas.
Desta forma, uma pessoa que tem nome sujo pode participar de um grupo de consórcio.
Mas, precisa conferir junto à administradora do consórcio pretendido, se no momento da sua contemplação terá a liberação da carta de crédito contemplada mesmo com o nome negativado.
Como o consórcio funciona nesses casos?
Como já citamos, pessoas que têm restrições no nome podem participar de um grupo de consórcio.
Contudo, é essencial compreender que independentemente se seu nome estiver sujo ou não, é preciso manter as mensalidades do consórcio em dia, realizando o pagamento sempre até a data de vencimento.
Essa regularidade garante que o consorciado possa participar dos sorteios do grupo, independentemente das restrições que possui em seu nome.
Porém, antes de ingressar em um consórcio, é fundamental avaliar as suas condições financeiras, e se você tem capacidade para arcar com as mensalidades e manter a sua regularidade.
Visto que a não quitação das parcelas, impede o consorciado de participar dos sorteios.
No entanto, é preciso verificar com a administradora do consórcio se existe alguma regra específica sobre o assunto.
Quando alguém decide fazer o consórcio com o “nome sujo”, mas mantém um bom histórico de pagamento das parcelas mensais do consórcio, o banco ou administradora levará em consideração o histórico de pagamento do consorciado.
Imaginamos que o José deseja fazer o consórcio com a Rëvo, porém ele tem uma restrição no Serasa de R$50 mil. José poderá sim fazer o consórcio, mas a administradora pode, na contemplação, impedir o uso do crédito.
Todavia, se José (mesmo com restrição) pagar suas parcelas em dia, nas respectivas datas de vencimento, isso aumentará seu SCORE ou RATING na instituição e com isso poderá ter o crédito liberado mesmo com restrição, por isso a pontualidade nos pagamentos é de suma importância para criação de um histórico positivado.
Como ter organização financeira e manter os pagamentos em dia?
Independente da sua situação de crédito no momento que busca por um consórcio, é essencial que você mantenha a organização financeira para honrar com o compromisso do pagamento das parcelas e aí sim, estar mais perto de adquirir o bem desejado.
Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
Conheça a sua realidade financeira
O valor mensal do consórcio varia muito de acordo com o valor do crédito contratado.
No entanto, em qualquer situação é preciso avaliar se o valor da parcela cabe no seu bolso e se você tem capacidade financeira de se comprometer com o pagamento das parcelas pelo prazo estipulado.
Tenha o hábito de economizar
Sabemos que manter o hábito de organizar pode ser difícil.
No entanto, é preciso considerar que, na busca pela realização do seu sonho, como no caso da compra da casa própria, pode ser preciso realizar algumas mudanças na sua rotina financeira.
Então, identifique se existem despesas que podem ser cortadas, para que você tenha sempre disponível o valor da parcela do consórcio.
O consórcio é muito versátil, podendo ser realizado por diversas pessoas, até mesmo quem tem nome sujo pode fazer consórcio.
Desta forma, independente da sua situação é possível realizar este tipo de investimento.
Só vale lembrar que para poder participar dos sorteios, é essencial manter os pagamentos das mensalidades em dia.
Além disso, você passará por uma análise de crédito no momento da contemplação. Por isso, é essencial honrar com os pagamentos mensais.
Fique tranquilo! A Rëvo te ajuda a escolher o melhor consórcio
Nossa consultoria especializada oferece soluções personalizadas para que você possa investir seu dinheiro de forma inteligente e rentável.
Buscamos sempre entender para atender, oferecendo planos compatíveis com o perfil e expectativa do nosso cliente, atrelado a uma assessoria personalizada que faça do consórcio a melhor solução para ampliar seu patrimônio. Além disso, na mesma linha, focamos na agilidade na contemplação do crédito.
Fale com um dos consultores Rëvo e solicite um orçamento totalmente personalizado de acordo com seu perfil e para atender às suas necessidades!